fbpx

Relacionamentos são ferramentas importantes para se alcançar a felicidade

Relacionamentos são ferramentas importantes para se alcançar a felicidade

As relações humanas são fundamentais tanto para a nossa felicidade quanto para o nosso sucesso profissional. Ainda assim, de maneira geral, as pessoas dão pouca importância ao potencial delas

Um relacionamento saudável funciona como uma fonte de combustível para as nossas vidas assim como a gasolina para os carros. É uma simples analogia, mas que pode ser o ponto de partida ideal para reflexões sobre a vida em sociedade, a relevância do diálogo, a formação de networking e outros assuntos.

Engana-se quem pensa que pode viver sozinho no mundo. Não se esqueça que somos seres sociáveis, ou seja, cultivamos relações sociais e vivemos em uma coletividade, formando diferentes grupos de acordo com as nossas afinidades. 

Ao longo da vida, construímos relações em diversas esferas: 

  • Integrantes da família;
  • Amigos e colegas;
  • Companheiro amoroso;
  • Colegas de trabalho e outros profissionais;
  • Clientes e parceiros.

A importância do diálogo dentro dos relacionamentos

Relacionamentos são ferramentas importantes para se alcançar a felicidade

Se você quer se tornar um ser melhor e ter mais amigos, você vai precisar amar mais as pessoas que já estão inseridas em suas relações atuais. O diálogo é uma peça fundamental nesse processo e deve ser exercitado diariamente. Por exemplo, se você quer se tornar uma pessoa open mind, ou seja, com a cabeça aberta, você vai precisar conversar com quem você confia e admira para obter outros pontos de vista. 

Não para por aí, pois o diálogo também se estende dentro da sua casa. Se você quer se sentir mais amada, o diálogo com o seu companheiro vai ser fundamental. Afinal, a esperada frase “eu te amo” acontece em momentos de atenção mútua e muita conversa. Não é diferente com os filhos e você vai precisar bater um papo com eles. Isso também vai ajudar na sua autoestima como mãe.

Até o momento, estamos falando só de quem não empreende, de quem só quer ter a certeza de estar presente e viva. Entender que os relacionamentos são vitais em nossa vida pessoal é um passo importante. E os diálogos são fundamentais para mantê-los saudáveis. 

Mas, saiba também que a falta de diálogo pode interferir, inclusive, no sucesso do seu negócio. Para que você saiba que seu trabalho funciona, você vai precisar de feedback dos seus clientes assim como eu preciso que os meus coachees me deem um retorno. 

Relacionar-se para empreender

Relacionamentos são ferramentas importantes para se alcançar a felicidade

Não há empreendimento de sucesso sem relações, sem diálogo e sem contato com outras pessoas. Isolamento é um dos principais impedimentos para alcançar os seus maiores objetivos. Você precisa se conectar a seus clientes e a outros profissionais para ganhar notoriedade em sua área de atuação.

Pense desde o ponto de vista de um empreendedor, é essencial que haja alguém para indicar o seu trabalho, o seu negócio e as suas redes sociais. É assim que você vai criar uma poderosa rede de contatos em um mundo cada vez mais conectado física e digitalmente.

A qualificação positiva do seu trabalho tem a ver com a maneira que você se relaciona com as pessoas ao seu redor. Seja uma pessoa querida para o mundo dos negócios e comentários positivos, notas bacanas e recomendações sobre você e o seu trabalho surgirão naturalmente. 

Pessoalmente, é muito gratificante receber indicações, como “olha, o trabalho da Laura é sério, é digno de nota e eu recomendo!” Engajamento orgânico vale muito e mostra que estamos no caminho certo.

Reflita sobre suas relações

Relacionamentos são ferramentas importantes para se alcançar a felicidade

Não vamos usar frases prontas nesse momento, mas é importante reforçar a necessidade de se pensar nas relações diariamente. Algumas perguntas podem nos ajudar a refletir sobre nossos relacionamos com amigos, marido, filhos e até clientes.

 

  1. Será se as minhas relações são positivas?
  2. Será se eu consigo passar as mensagens necessárias?
  3. Quem sou eu dentro dessa relação?
  4. Será se eu trato o outro como eu gostaria de ser tratada?

 

Busque a melhoria das suas relações. Seja você a melhor parte de uma relação. Seja você o início da transformação. Centre-se no seu universo para que a mudança comece por você. Só depois pense em exigir que os outros mudem também. Nós precisamos tanto das pessoas que até as ruins nos trazem ensinamentos, mostrando o que não podemos ser.

Viva as relações de forma ética, amorosa, generosa e, principalmente, valorizando o outro porque não conseguimos viver sozinhos nesse mundo. Temos a necessidade de ter relacionamentos e é melhor ainda que eles sejam saudáveis. Relacionamentos são uma base sólida para tudo o que precisamos.

Deixe uma resposta