fbpx

Como ter e manter um relacionamento saudável?

Como ter e manter um relacionamento saudável

O Relacionamento é uma ferramenta importante para alcançarmos a felicidade. Não podemos, nem conseguimos viver sozinhos. Precisamos entender que o mundo gira em torno das relações interpessoais e, por isso, elas devem ser saudáveis, sem qualquer característica tóxica.

Mas o que significa ter um relacionamento saudável? É ter a estabilidade da confiança no amor construído pelos envolvidos nessa relação. Deste modo, a saúde do relacionamento está intimamente ligada às atitudes que você tem perante a esse relacionamento.

Relacionamentos saudáveis são mantidos a partir de quatro comportamentos que você precisa desenvolver:

– Respeito ao espaço alheio;

– Escuta ativa;

– Paciência;

– Compreensão do mundo do outro.

 

Relacionamento exige o respeito do espaço alheio

Como ter e manter um relacionamento saudável_01

De maneira geral, o respeito é o fator mais importante que podemos ter perante outra pessoa. Respeitar o próximo significa construir relações focadas em sentimentos positivos, como a compaixão, o amor próprio e amor ao próximo, resiliência, otimismo, dentre outros.

Em uma relação familiar, por exemplo, precisamos respeitar posições e comportamentos alheios para que a convivência seja exitosa. E como fazer isso sem amor e compaixão? Praticamente impossível. Quando esses dois sentimentos não estão presentes, brigas se tornam constantes e a relação desgasta.

É um desafio espiritual compreender que somos seres únicos, ou seja, diferentes uns dos outros e com pontos de vista também distintos. Entender isso é enriquecedor porque nos permite escutar ideias novas que podem nos mostrar caminhos melhores não imaginados até então.

Existe sempre, no mínimo, dois pontos de vista em uma relação e o respeito é o elo que os conecta. É assim que nasce a possibilidade de termos relações prósperas e duradouras.

 

Escute ativamente

Como ter e manter um relacionamento saudável_02

Escutar ativamente alguém significa demonstrar interesse verdadeiro, genuíno e sem julgamento no que o outro está falando. É um conceito de comunicação generosa que precisamos praticar em nosso dia-a-dia. Afinal, quem não gosta de ser ouvido com atenção?

Ainda que você não concorde integralmente com o discurso da pessoa, ouvi-la atentamente permite criar um elo de ligação entre vocês. Por isso, a escuta ativa é tão importante. Ela descomplica relações e permite que laços mais amigáveis e amorosos sejam criados.

Apesar disso, é muito difícil encontrar alguém para nos ouvir atentamente hoje em dia. Via de regra, encontramos pessoas que já estão pensando em como responder nossos questionamentos e argumentos. Não há a preocupação em entender e compreender o que está sendo dito de fato.

Para mudar essa realidade, precisamos nos colocar no lugar do próximo. Evite se distrair em uma conversa, estabeleça um diálogo com perguntas e respostas. Demonstre ao outro que você está entregue à conversa. Ouvir o próximo genuinamente é um dos maiores atos de empatia que podemos mostrar à sociedade.

 

Paciência no Relacionamento

Como ter e manter um relacionamento saudável_03

A paciência é um elemento fundamental até para você escutar a outra pessoa ativamente, no entanto, ter paciência vai além. E o primeiro passo para desenvolvê-la é aceitar que somos imperfeitos e diferentes.

A verdade é que são essas diferenças que nos unem. Mas qual é o ponto chave para que a união seja, de fato, com amor e compaixão? É ter paciência para enxergar e descobrir o melhor caminho e escutar as querências do próximo.

As pessoas que nos cercam possuem valores, desejos e objetivos diferentes dos nossos. Por isso, você precisa querer entender o que o outro está falando. Sem desenvolver a qualidade da paciência vai ser mais difícil.

A paciência é uma ferramenta excelente para ajudar a desenvolver amor e cumplicidade real com as pessoas que convivem com o seu dia-a-dia. Você sabe que elas possuem desde uma criação familiar diferente até bagagens e histórias de vida distintas.

Observe três atitudes simples para você desenvolver a paciência com os demais. Tenha menos expectativa em relação ao outro, não seja agressivo e aprenda a respirar, principalmente em situações desconfortáveis.

 

Compreenda o mundo do outro

Como ter e manter um relacionamento saudável_04

Compreender os demais implica em falar de tolerância, ou seja, nada mais que retornar ao primeiro tópico do texto. Respeitar opiniões, ideias e atitudes das demais pessoas ainda que não coincidam com as nossas.

Isso vai fazer toda a diferença na construção de sua vida e a manter os seus relacionamentos saudáveis por um longo período de tempo. Isso permite que saibamos conciliar interesses e preferencias, rotinas e horários.

Um relacionamento é uma via de mãe dupla. Se não houver reciprocidade para encontrar o ponto em comum ou os momentos em que uma parte precisa ceder, a relação não vai funcionar. É preciso encontrar um equilíbrio perfeito para que o relacionamento seja duradouro.

A compreensão implica, inclusive, em um grau de comunicação assertiva entre as pessoas. Tenha qualidade na hora de se comunicar. Mas como fazer isso? Pense no que você está falando e vocalize como você sente, o que acha de tal situação que lhe aflige. E não se esqueça: o óbvio precisa ser dito!

Jane Austin dizia que metade do mundo não podia compreender os prazeres da outra metade. Mas, no mínimo, podemos tentar.

Deixe uma resposta